30 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/05/23 às 19h30 - Atualizado em 14/08/23 às 11h15

Lideranças comunitárias do Itapoã visitam obras de construção de bacias de contenção

COMPARTILHAR

Por Hellen Lopes

   Na manhã desta terça-feira (16), o administrador do Itapoã e lideranças comunitárias foram conferir o andamento das obras de implantação de duas bacias de contenção, em uma região do condomínio Entre Lagos. As estruturas serão responsáveis pela captação das águas pluviais das quadras 202, 203, 318, 366, 378 e 379 do Del Lago. Essa é a primeira etapa do projeto de infraestrutura das quadras remanescentes do Itapoã. 

   “É uma obra histórica e importante para toda a população da cidade. Por muitos anos, lutamos para que ela saísse do papel", afirma o líder Deliomar Louzeiro. Para o morador da quadra 318 do Del Lago, Joaquim de Jesus, um grande projeto de drenagem está em execução na cidade. “É fundamental que o governo priorize um bom sistema de águas pluviais para evitar futuros problemas de alagamentos e buracos no asfalto”, comenta ele.

   O líder comunitário Leonilson Andrade tem uma história de luta e esperança pela cidade. Morador da quadra 202 do Del Lago, desde 2009, participou de muitas reuniões para a construção do fórum da cidade e da implantação da Avenida Brasil que será interligada até à DF-001. “É uma via importante e recebeu este nome em homenagem ao nosso país. A finalização da pavimentação dela até à DF-001, passando por dentro do Itapoã Parque, vai gerar progresso e desenvolvimento para este lado da cidade”, destaca Leonilson. 

   Quem também comemora a obra é o assessor Francisco Lincon, que representou o deputado federal Rafael Prudente nesta visita. “Isso aqui é um sonho para todos os moradores do Itapoã. O deputado tem um carinho muito grande por essa região e, com certeza, vai trabalhar muito para destinar recursos e investimentos que farão diferença na vida das pessoas”, reitera Lincon.

   O governador Ibaneis Rocha esteve na cidade no mês passado para assinar a ordem de serviço para o início das obras. Serão investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) cerca de R$ 21,5 milhões nos serviços de pavimentação, drenagem, meios-fios e calçadas que serão executados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Deste montante, o deputado Eduardo Pedrosa destinará R$ 15 milhões. “A cidade está crescendo e isso aqui é muito mais do que uma obra, porque significa a verdadeira mudança de vida para nossa comunidade. O nosso mandato tem um olhar especial para os moradores destas quadras que sofrem há anos com a falta de asfalto”, afirma Sévulo Peixoto, assessor do deputado. 

   Elizeu de Souza, síndico do condomínio Entre Lagos, destaca que a construção dos reservatórios dentro de uma área do condomínio só foi possível por causa da parceria com a Administração do Itapoã. “O Entre Lagos passou a fazer parte da poligonal do Itapoã em 2019. E juntos com os gestores públicos conseguimos as autorizações necessárias para a viabilização da obra. Estamos felizes ao ver as melhorias chegando para os nossos vizinhos”, celebra o síndico.

   Durante agenda,  o administrador regional do Itapoã, Raimundo Paz, agradeceu a presença das lideranças. "Nosso objetivo é mostrar para a comunidade que os trabalhos já começaram e logo as máquinas estarão nas quadras. O sonho do asfalto na porta de casa se tornará realidade para muitas famílias", enfatiza o administrador.

  O Itapoã tem uma série de investimentos em infraestrutura e mobilidade previstos para 2023. Já estão em execução as obras do viaduto Itapoã-Paranoá, do terminal rodoviário e da escola classe, na 203 do Del Lago.  Também serão entregues novas unidades habitacionais no Itapoã Parque, onde já está em andamento as construções unidades do CRAS, CREAS e escolas.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes