05 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
18/05/17 às 9h26 - Atualizado em 21/11/18 às 14h02

Secriança e parceiros promovem ações para o dia 18 de maio

COMPARTILHAR

[ Da Secretaria da Criança]

O Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, será marcado por uma série de ações em todo o Distrito Federal. Com promoção da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual, do Fórum Peti e participação de Conselhos Tutelares e outras Secretarias como as de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, as atividades buscam a conscientização da população – tanto crianças e adolescentes, quanto pais, professores e comunidade – sobre o tema. As ações estão todas dentro do contexto do Programa Criança Candanga.

No dia 17 de maio, o Metrô será palco da ação Trem da Proteção, uma iniciativa de mobilização para conscientizar os usuários sobre a importância do combate à violência sexual. Acontecerão atrações culturais, artísticas e distribuição de panfletos, a partir das 16h, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto), com participação da equipe da Secriança, membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), e jovens do Conselho Consultivo de Adolescentes do CDCA. A programação vai se concentrar em duas estações de grande circulação de pessoas: estação Central (Rodoviária) e Galeria dos Estados. A ação é uma parceria entre a Secriança e o Metrô-DF.

PRÊMIO – O dia 18 será de celebração para o Centro Integrado 18 de Maio, serviço da Secriança de atendimento integrado e humanizado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, que vai receber o Prêmio Neide Castanha, na categoria Boas Práticas, conferido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A cerimônia será realizada às 9h no Plenário 9 da Câmara dos Deputados.

O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. Sua atuação a fez uma referência, no Brasil e no mundo, no que diz respeito ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. 

SHOW – No dia 20 acontece o grande show pela vida, entre 9h e 12h, no estacionamento 12 do Parque da Cidade. A programação envolve shows de Hip-hop, bateria de samba, apresentações culturais e brincadeiras com crianças e adolescentes, além de pronunciamentos e outros atos alusivos à proteção. O objetivo da ação é trabalhar a prevenção e a autoproteção à violência sexual de forma lúdica.

A festa é uma promoção da Secriança, do CDCA e do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

OUTRAS AÇÕES – Ainda acontecerão uma série de atividades, em alusão ao 18 de maio, nas cidades do Distrito Federal, promovidas pelos Conselhos Tutelares e as redes locais de cada região. Veja programação completa. Eventos da Saúde.

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) vai promover 15 atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Samambaia, Recanto das Emas, Paranoá, Gama e Santa Maria, entre os dias 16 e 26. Nas cinco cidades vai ocorrer a tradicional caminhada de mobilização e conscientização, a partir de 8h30 do dia 18 e do dia 26. Ainda serão realizadas oficinas, blitz educativa e panfletagens, promovidas pelos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Convivência (COSE). 

Mapa do site Dúvidas frequentes