10/04/17 às 16h29 - Atualizado em 21/11/18 às 14h02

Servidores públicos realizam curso preparatório gratuito para moradores de Itapoã

[ASCOM]

Brasília é considerada a cidade dos concursos públicos. A capital do Brasil oferece oportunidades em todos os níveis. A disputa por uma vaga para servidor efetivo é bastante acirrada. Muitas pessoas fazem grandes investimentos para conquistar um posto na administração pública. Tempo e dinheiro fazem diferença na preparação dos “concurseiros”. Mas nem todas as pessoas têm condições de bancar um curso com valores tão altos.

Dionísio José Ferreira (36) é servidor público da área da saúde. Ele atende moradores da cidade de Itapoã. Durante seu trabalho percebeu que poderia ajudar a comunidade. Com formação nas áreas de administração e filosofia e com vocação para lecionar, reuniu um grupo de professores voluntários e criou o Curso Preparatório para Concursos Públicos de Itapoã. A administração regional comprou a ideia e em janeiro deste ano abriram a primeira turma. Iniciou-se então um grande trabalho em prol das pessoas que buscam uma vaga no serviço público. “Essa iniciativa é fraternal. As pessoas querem ser felizes. Elas precisam de apoio e incentivo para alcançarem os objetivos. Fico satisfeito em assistir a evolução dos estudantes. Sempre tive vontade de ensinar, e eles querem aprender. Estamos em harmonia”, revela.

O coordenador do curso preparatório é o servidor Fernando Gustavo. Com larga experiência em administração pública ele topou o desafio de tocar o projeto. “A administração cedeu uma sala. Conseguimos 40 carteiras universitárias para acomodar os estudantes. Todo trabalho é voluntário”, explica. A meta da equipe é do tamanho dos sonhos dos envolvidos na ação: enorme. Por isso eles buscam aumentar a oferta de vagas. Atualmente são oferecidas 40. “Nossa meta é atender pelo menos 120 alunos por ano. Estamos em busca de professores voluntários para abrir novas vagas no período noturno. A demanda é grande. Esse projeto possibilita uma perspectiva de vida melhor para essa comunidade carente”, argumenta.

Yuri Gomes Rodrigues (35) está desempregado. Ele é morador de Itapoã e participou da primeira turma do Curso Preparatório. “A iniciativa é agregadora. Gostei muito da qualidade dos professores. Eles ensinam o caminho das pedras”, elogia. Yuri sempre se dedicou aos estudos. Mas quando surgiam as dúvidas ele não tinha a quem recorrer. “Ser autodidata não é uma tarefa fácil. O curso é muito importante para o nosso desenvolvimento”, reconhece. Ele sonha em entrar na Câmara dos Deputados. Quer estabilidade, melhores condições de trabalho e usufruir a vida com mais lazer, cultura e segurança.

O estudante de direito Adriano Francisco Silva, 26 anos, é autônomo. Ele também mora em Itapoã e sonha em conquistar uma vaga no serviço público. Ficou sabendo do cursinho ao visitar a administração para deixar um currículo. “Nunca tinha feito cursinho. Mas essa oportunidade foi bem-vinda. Fiz a matrícula em fevereiro. A experiência é fantástica. A qualidade dos professores nos estimula para o estudo. Eles dominam o conteúdo e vivem a prática profissional. Desejo vida longa ao projeto. Sonho com uma carreira jurídica e vou me dedicar. Quero ser procurador. Esse curso preparatório gratuito leva esperança aos moradores de Itapoã”, elogia.

A nova turma foi iniciada nesta segunda-feira (10/4). Professores, coordenadores e estudantes fizeram aula inaugural com um momento de confraternização. Esse momento é considerado importante para motivar todos os envolvidos no projeto. O curso tem duração de três meses e é ministrado no período matutino, das 8h às 11h. As matérias ministradas são as principais exigidas nos concursos públicos, como direito administrativo, direito constitucional, português, raciocínio lógico, redação oficial, administração pública, administração geral, informática e arquivologia. Os interessados em participar das novas turmas devem procurar os servidores Patrícia e Ismael: 3369-9404 / 3369-9415.