15 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/01/21 às 10h07 - Atualizado em 27/01/21 às 10h08

Educação: Itapoã vai ganhar uma escola classe

COMPARTILHAR

O contrato foi assinado – no último dia 4 –, o terreno está sendo todo medido e os engenheiros fazem os últimos cálculos antes que as escavadeiras e os pedreiros cheguem. Começa dentro de poucos dias a construção da Escola Classe na Quadra 203 do Dell Lago II, no Itapoã. Quando estiver pronta, a estrutura vai abrigar 1,6 mil alunos da rede pública de ensino.

O Governo do Distrito Federal constrói a escola com recursos liberados pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). O valor total é de R$ 8,3 milhões. A Secretaria de Educação (SEE) firmou convênio com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e com a Terracap para realização da obra.

Execução e conclusão da obra estão previstos para até 360 dias corridos. Dessa forma, a escola deve estar pronta para receber os estudantes em 2022. No decorrer da construção, serão gerados de até 180 empregos, entre diretos e indiretos.

Acompanhamento 

“Nós vamos acompanhar essa obra de perto, vamos monitorar tudo, o andamento dos trabalhos, cada tijolo, cada parede que subir, para que a construção não sofra atrasos”, afirma o secretário de Educação, Leandro Cruz. “O quanto antes a escola estiver pronta, melhor, para que as crianças do Itapoã comecem a virar o jogo de suas vidas com a educação pública.”

A nova escola será composta por três pavimentos com 23 salas de aula. A infraestrutura também conta com espaços multiuso, biblioteca, laboratório, auditório, refeitório, parque, banheiros e quadra poliesportiva, entre outras instalações.

“Com essa obra, os estudantes da região não precisarão mais se deslocar até outra cidade para ter acesso ao ensino”, valoriza o coordenador regional de Ensino do Paranoá, Isac Aguiar. A regional tem 36 unidades escolares e atende cerca de 27 mil estudantes.

Benefícios para a comunidade

O presidente da Terracap, Izidio Santos, destaca Itapoã como uma cidade que tem recebido muitos investimentos do GDF, pelo histórico de ocupação desordenada e pela população carente. “O governo vai regularizar as ocupações habitacionais do Itapoã, beneficiando mais de 50 mil famílias, construir equipamentos públicos, e nós, enquanto agência de desenvolvimento, nos envolvemos no processo”, diz. “Ter um espaço de qualidade para educação é princípio básico. Estamos investindo no futuro das novas gerações”.

Por sua vez, o presidente da Novacap, Fernando Leite, ressalta que a construção da nova escola é de grande relevância para a região. “Essa obra é de extrema importância para a Novacap, porque vai proporcionar melhorias na educação pública dos moradores do Itapoã”, avalia.

Fonte: Agência Brasília com informações da SEE

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros